Infertilidade

O problema é definido pela ausência de gravidez depois de, aproximadamente, um ano de tentativas. Mas a avaliação e o tratamento da infertilidade — oferecidos pela BONVENA, em Brasília — podem justificar-se antes desse prazo quando a história clínica ou os achados físicos sugerem uma causa específica, ou ainda, depois de seis meses de tentativas, para as mulheres com mais de 35 anos de idade.

A infertilidade pode ser consequência de vários fatores que, sozinhos ou em conjunto, dificultam a obtenção da gravidez. Ela pode existir por causa exclusivamente feminina, exclusivamente masculina, ou, também, por causas simultâneas, masculinas e femininas. Há, ainda, um percentual de casais com infertilidade sem causa aparente.

Causas

Entre as causas femininas, merecem destaque: a idade avançada; a síndrome dos ovários policísticos; a endometriose; as doenças do útero, como os miomas ou pólipos; e as doenças infecciosas/inflamatórias da pelve, que alteram a função tubária.

Entre as causas masculinas estão redução da concentração de espermatozoides no sêmen, alterações morfológicas seminais ou redução da motilidade dos espermatozoides, que ocorrem por causas menos compreendidas. Deve- se dar destaque também a algumas condições genéticas e a presença de varicocele, que são varizes testiculares.

Por fim, obesidade e tabagismo também podem contribuir para a dificuldade de ter filhos, tanto em homens, quanto em mulheres, motivos pelos quais os hábitos de vida saudáveis devem ser estimulados para todas as pessoas com desejo de procriação.

Diagnóstico

A BONVENA realiza o diagnóstico da infertilidade em Brasília. O processo passa pela avaliação básica dos problemas reprodutivos. Por isso, a paciente realiza anamnese e exame físico ginecológico completos. Além disso, podem ser solicitados exames complementares que sinalizem a ocorrência da ovulação, eventuais problemas hormonais e a integridade do aparelho reprodutor. Para os homens, a investigação ainda inclui o exame que mede a qualidade do esperma.

Tratamento

O tratamento da infertilidade pode ser de baixa ou de alta complexidade – de acordo com o local onde acontece o encontro entre o óvulo e o espermatozoide. O tratamento de baixa complexidade compreende o coito programado e a inseminação intrauterina, em que óvulos e espermatozoides encontram-se dentro do corpo da mulher, nas tubas uterinas. Em casos de alta complexidade – fertilização in vitro/ICSI – o encontro ocorre no laboratório de reprodução assistida.