O tratamento contra o câncer pode afetar a fertilidade das mulheres. Mas, mesmo que isso aconteça, ainda é possível ter filhos com métodos de reprodução assistida, mas para isso é necessário ter feito anteriormente ao tratamento contra o câncer a preservação da fertilidade através do congelamento dos óvulos e/ou embriões.
As etapas para isso são:
Indução da ovulação, Coleta de óvulos, e em seguida o congelamento, que pode ser feito de duas formas: Congelamento lento de óvulos – consiste em diminuir a temperatura gradualmente; e Congelamento rápido de óvulos – conhecido como vitrificação. O óvulo é submetido à baixa temperatura de uma vez.
O procedimento também pode ser feito com óvulos já fecundados. No Congelamento de embriões é necessário um doador dos espermatozoides para a fertilização dos óvulos em laboratório. Depois disso, eles são congelados da mesma maneira que os óvulos não fertilizados.
Todo o processo de congelamento de óvulos dura de 12 a 14 dias, em média, e não oferece grandes riscos para a saúde.
Converse com o seu médico sobre a possibilidade caso você tenha algum problema de saúde ou vá ser submetida a um tratamento que possa afetar a sua fertilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir