A laparoscopia e histeroscopia, são técnicas modernas utilizada no diagnóstico e tratamento de algumas doenças ginecológicas que podem levar à infertilidade (como endometriose, pólipos, aderências, alterações nas tubas e miomas uterinos). Estas técnicas são consideradas como minimamente invasiva já que o cirurgião visualiza e manipula os órgãos localizados no interior da cavidade uterina e abdominal por meio de pequenas pinças e câmera.
Na vídeolaparoscopia o procedimento para acesso aos órgãos no interior da cavidade abdominal é feito por meio de uma câmera e pinças com tamanho médio de 1 cm de diâmetro, fazendo pequenos cortes na pele. Podem ser realizados tratamentos como retiradas de miomas, lise de aderências pélvicas, retirada de focos de endometriose, entre outras.
Já a Histeroscopia visa o diagnostico e tratamento de patologias ligadas ao interior da cavidade uterina, na qual a câmera e o instrumental e introduzido pelo orifício do colo do útero da mulher, não gerando cortes na pele. O tratamento de pólipos endometriais, pequenos miomas submucosos ( em que a maior porção fica para dentro da cavidade uterina), retirada de aderências cavitárias, correções de malformações uterinas, entre outras.
Ambas são grandes aliadas no diagnóstico de infertilidade e ajudam no tratamento da mesma!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir