Tempo de leitura: 5 minutos

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio, o tecido que reveste a cavidade uterina, em outros órgãos. Essas células, no entanto, continuam a se comportar como se estivessem dentro do útero, ou seja, permanecem sensíveis a alterações do ciclo menstrual. Como consequência, a mulher pode sofrer com fortes cólicas, dores pélvicas permanentes ou durante relações sexuais e infertilidade.

Embora a dor seja o sintoma que mais alerta as pacientes e médicos sobre a possibilidade de endometriose, é possível desenvolver a doença e não sentir as cólicas intensas. Entretanto, ainda pode haver alguma dificuldade para engravidar. Por isso, é importante que a endometriose seja investigada em mulheres inférteis sem dor associada, pois se estima que mais da metade delas (60%), um dia, receberá o diagnóstico da doença.

Tratamentos para infertilidade associada à endometriose

A medicina reprodutiva pode ajudar mulheres com endometriose e realizar o sonho da maternidade. Isso ocorre porque, por meio das técnicas de reprodução assistida, é possível trabalhar com o óvulo e espermatozoides em ambiente de laboratório, o que resolve algumas das limitações de fertilidade causadas pela doença. A escolha do tratamento deve ser orientada por especialista e depende do quadro clínico, idade, sintomas, tempo de doença e presença de outros fatores de infertilidade.

Cirurgia para endometriose

O tratamento cirúrgico da endometriose pode ser recomendado para melhorar as chances de gravidez. O objetivo da cirurgia dependerá do tipo da endometriose a ser tratada, que pode ser peritoneal, ovariana ou profunda. A indicação depende da idade, da reserva ovariana favorável, do tempo de infertilidade, dentre outros fatores.

Fertilização in vitro

Um dos métodos de reprodução assistida que promovem o encontro de gametas em ambiente controlado é a fertilização in vitro (FIV). Na técnica, a fertilização pode ser realizada de duas maneiras: o óvulo é exposto a uma amostra de de espermatozoides (FIV clássica) ou um espermatozoide selecionado é introduzido diretamente no óvulo (ICSI). As chances de o procedimento dar certo segue as mesmas de qualquer fertilização por outros motivos.

Saiba mais sobre a Bonvena

A Bonvena é composta por uma equipe multidisciplinar que alia experiência ao conhecimento científico, que é continuamente atualizado. Tudo isso para oferecer um atendimento acolhedor com empatia, entusiasmo e transparência às pessoas que desejam ou precisam adiar os planos reprodutivos, ou àquelas com dificuldade de atingir a gravidez. A clínica ainda é referência no tratamento de endometriose e na realização de cirurgias para endometriose profunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir