Idade Masculina avançada e a qualidade do espermatozoide
De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Harvard , a idade do homem tem sim um impacto significativo sobre as chances de um casal ter filhos de forma natural.
Isso porque embora o homem continue produzindo espermatozoides, a idade tem sim uma certa influência na fertilidade masculina, devido à queda da testosterona, e da motilidade espermática que cai em média 7% por ano, o que provoca uma diminuição no volume de ejaculação.
Além desses dados, outro ponto importante que pode impactar na fertilidade masculina é a fragmentação do DNA do espermatozóide que aumenta com o avanço da idade, dificultando a gravidez espontânea.
Por isso, muitos bancos de sêmen não aceitam doadores com idade superior a 50 anos, pois com o avanço da idade também podem ocorrer alterações genéticas com frequência e por isso, o controle de produção de espermatozóide deve ser mais rígido.
Como vimos, a idade tem influência sim na fertilidade masculina, diminuindo a quantidade, qualidade, volume e motilidade dos espermatozoides, mesmo que esses ainda continuem sendo produzidos.
Mas para os casais que desejam ter filhos a ajuda especializada da reprodução assistida pode ajudar no sonho da paternidade!
☁️ Clínica Bonvena:
☎️ (61) 3026.0035
📲 (61) 9871-5720
#clinicabonvena #bonvena #medicinareprodutiva #reproducaohumana #referenciaemendometriose #endometriose #Brasilia